EVENTOS FREGUESIA CONCELHO INFORMAÇÕES CONTATOS  
 

Freguesia de Paderne
 
  Freguesia de Paderne » Turismo
  Freguesia

 

História

Paderne, ou como era anteriormente denominada, Paderna, é segundo autores do século XVII, um topónimo muito antigo, talvez de origem lusitana que significava áspero, rude, duro e intratável. Estácio da Veiga descobriu na própria povoação, galerias subterrâneas que atribuiu aos povos pré-históricos, se bem que uma tradição local as indicasse como celeiros ou granéis mouriscos. Seriam galerias de mineração cuprífera, depois aproveitadas pelos povos que sucessivamente dominaram o litoral algarvio (Fenícios, Romanos, Godos e Árabes). A cerca de 2 km encontra-se o Castelo de Paderne, construído no sec. XIII, em plena época Almóada (seita político-religiosa que apareceu nos finais do sec. XII entre os muçulmanos do Norte de África), e que defendia não só a antiga povoação de Paderne como também controlava uma importante passagem entre o barrocal e o litoral algarvio. Construído em taipa, apresenta uma entrada defendida por uma torre avançada ou albarrã e barbacã. O castelo viria a ser tomado prematuramente pelos cristãos no reinado de D. Sancho I, voltando a cair sob jugo muçulmano, nele se mantendo até 1248, data em que os cavaleiros da Ordem de Santiago, liderado pelo seu mestre D. Paio Peres Correia, o conquista definitivamente. 


Por carta régia de 1 de Janeiro de 1305, D. Dinis doou o castelo com o padroado da igreja ao mestre de Avis, D. Lourenço Anes. À mesma Ordem de Avis pertencia também a vila de Albufeira. Só em 1575 se encontra a primeira referência à sede da Freguesia localizada na atual Paderne, supondo-se que a mudança da antiga sede, na ermida do castelo, tenha ocorrido por volta de 1500. A nova igreja continuou a ser priorado da ordem de Avis, porém a primitiva povoação entrou em decadência, depois acelerada com o sismo de 1755, destruindo quase por completo a velha fortaleza. O castelo de Paderne foi comprado em 1997 pelo Instituto Português do Património Arquitetónico.

---------------------------------------------------------------------------------------------

A freguesia é tradicionalmente procurada pelos seus percursos pedestre. Nesta encontram-se marcados 3 percursos com diferentes graus de dificuldade.

Ver percursos (aqui)

 

 

 

 

 

 

» Entrada

» Caraterização

» Heráldica

» Lendas

» Património

» Economia Local

» Turismo

» Equipamentos Sociais

» Desporto

» Associações

» Mapa

  Autarquia
 

» Mensagem Presidente

» Orgãos Autárquicos

» Organograma

» Documentos

» Galeria de Presidentes

» Serviços

» Taxas

» Contatos

» Localização

  Galeria
 

» Fotos

» Vídeos

Junta de Freguesia de Paderne @ Todos os direitos reservados  
Desenvolvido por António Simões - 2013